Cerimonialista X Assessor


Uma das primeiras dúvidas que surgem para quem começa a organizar um casamento é “O que é essa tal de assessoria? Não é o mesmo que o cerimonial?” A resposta é não, embora o cerimonialista também possa fazer esse papel.

assessor

Sobre o assessor

O assessor de eventos é responsável por todo planejamento do evento. Ele é muito mais do que o elo facilitador entre o cliente e os fornecedores.  É claro que ele deve indicar a melhor empresa de cada segmento de acordo com o perfil e orçamento do cliente, mas engana-se quem pensa que o assessor limita-se a esse trabalho.

Ele deve atuar como um gerente de projeto, por isso deve entender com o cliente (no caso os noivos)  três itens essenciais:

– Escopo: Qual o perfil do casal? Qual o perfil dos pais? Onde será o evento? É necessário definir o escopo do projeto “Casamento” para iniciar toda preparação.

– Budget: Qual o orçamento para o evento? O que eles fazem questão de ter? O que podem abrir mão?  Alguém vai ajudar financeiramente?  O assessor deve ter conhecimentos específicos para auxiliar o casal no planejamento financeiro e em decisões do tipo “Pagar a vista para ter desconto é mesmo a melhor opção?”;  “ É interessante dividir em quantas vezes?”

– Tempo de execução: Em quanto tempo o evento acontecerá? O ideal é termos pelo menos um ano de planejamento para pode realizar tudo dentro do escopo e orçamento desejados.

O assessor deve elaborar um cronograma com os principais itens do casamento e acompanhar a execução junto aos noivos.

Ele deve realizar algumas visitas aos fornecedores, garantindo a eles bem estar, tranquilidade e satisfação, antes e durante o evento.

Sobre o cerimonialista

O cerimonialista será aquele que estará no dia do evento e é responsável pelos protocolos.

A equipe do cerimonial recepcionará seus convidados na cerimônia e/ou festa e será o maestro de todos os fornecedores no seu grande dia.

Portanto, o cerimonialista  deve cuidar de todas as formalidades do seu casamento, tais como cortejo, organização das fotos com familiares,  padrinhos e amigos, corte do bolo, brinde dos noivos, primeira dança e todos as tradições que o casal desejar realizar.

Muitas vezes o cerimonialista também faz papel de assessor na preparação do evento.

Por Carolina Belchior | Engenheira e Consultora de Eventos

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco.


Gostaria de ter cerimonial e assessoria da Noivatas?

Preencha o formulário para receber uma proposta.

assinatura carol2

Anúncios